Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 9]
A minhoca se serve de numerosas células sensoriais espalhadas pela epiderme de seu corpo com o papel de perceber a luz. Localizadas principalmente nos segmentos das extremidades, principalmente no prostômio, a projeção que antepõe à boca, e quase ausentes na região mediana da minhoca, as células fotorreceptoras percebem com distinção as diversas intensidades de luz, determinando quase sempre o afastamento do animal da fonte luminosa.
É verdade, o mecanismo de detecção de luz com sua respectiva resposta neurológica pode se comparar à reação visual: cada célula fotorreceptora contém uma organela clara, como se fosse a lente, que focaliza a luz de qualquer direção em uma rede de pequenas e alongadas células, as neurofibrilas, estas como se fossem a retina. Este mecanismo de detecção de luz realizado por tais células fotorreceptoras da minhoca não se estende à função especificamente visual desempenhada pelos olhos de seres vivos mais evoluídos.
Entretanto, algumas minúsculas espécies aquáticas da família Naididae possuem dois conjuntos de cinco a seis células fotorreceptoras organizadas de forma especial e incorporadas numa cavidade que se constituem consideravelmente em um par de olhos. Por se tratar de uma minoria, considera-se que as minhocas não têm olhos.
Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.
Resposta certa: não.
Ganhadora: Bárbara Araújo Ribeiro.
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 267]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 327]