Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 9]
Apesar de possuírem ambos os sexos, raramente as minhocas se auto procriam e, por isso, o acasalamento entre dois indivíduos hermafroditas é obrigatório para a geração de filhotes.
Atingindo a maturidade sexual, a minhoca exibe com evidência suas marcas pubertais, especialmente o clitelo, que lhe assegurarão a capacidade de se reproduzirem. Não há relatos que comprovem a existência de atrativos sexuais, presumindo-se que o simples contato entre duas minhocas púberes lhes seja imprescindível para o início da cópula.
Para se acasalarem, as minhocas sexualmente predispostas se justapõem ventre a ventre, em sentido inverso, de tal forma que a cabeça de uma se volta na direção oposta à da outra. Esse posicionamento garante o alinhamento dos poros genitais masculinos (de onde vai ser ejetado o sêmen) de uma com as espermatecas (onde vai ser estocado o sêmen) da outra e vice-versa.
As minhocas emparelhadas da espécie vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei), por exemplo, secretam um muco viscoso que reveste e adere a região de junção, assemelhando-se a uma única espécime fundida, tamanha é a adesão. No acasalamento de gigante-africana (Eudrilus eugeniae), no entanto, não há formação de manto envoltório, mas a junção é auxiliada por cerdas genitais ejetadas por ambas as minhocas no ato da cópula.
Por algumas vezes, já flagrei acasalamentos entre três indivíduos da espécie vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei). Um deles está registrado na foto abaixo. É muito provável que a transferência do sêmen neste tipo de cópula não tenha sido bem-sucedida entre as três minhocas.
Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.
Resposta certa: Sim.
Ganhadora: Danieli Elisa Hoss
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 267]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Minhoquiz/index.ctp, line 327]