De tão relevante, o papel das minhocas voltado para o desenvolvimento vegetal é devidamente notado e descrito há séculos.
Já próximo dos anos de 340 antes de Cristo, Aristóteles, que prestou contribuições expressivas à zoologia, — o filósofo grego é considerado o verdadeiro fundador da biologia, pai da teoria da abiogênese e quem estabeleceu a primeira divisão do reino animal — em reconhecimento aos benefícios da atividade das minhocas, as intitulou como sendo os “intestinos da terra”.
O naturalista britânico Charles Darwin, renomado internacionalmente por ter estudado tópicos controversos da ciência e autor da famosa teoria da evolução por meio da seleção natural, um ano antes de sua morte, publicou em 1881 uma obra em que aludia o papel do anelídeo: “A formação da camada vegetal através da ação das minhocas”.
Entretanto, o primeiro cientista que realmente registrou a atuação das minhocas através de uma publicação literária foi Gilbert White. Em 1789, o naturalista inglês, que primou pelo pioneirismo em observar e descrever a fauna e flora de sua região com habilidade de difundir com persuasão suas teorias sobre a natureza, editou o livro “A história natural de Selborn”, em que reconheceu o papel importante das minhocas no desenvolvimento vegetal.
Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.
Resposta certa: Gilbert White.
Ganhadora: Elaine Coelho.