Portal da Minhoca

Que forma tem o sistema nervoso da minhoca? -- De escada, de ziguezague ou de novelo?

Embora rudimentar, as minhocas se servem de um sistema nervoso para comandar seus estímulos recebidos por terminações ao longo de todo o seu corpo que ditam a aversão à luz (fototropismo negativo), a preferência por certos alimentos (paladar), a ascensão à superfície do substrato em decorrência de um encharcamento (geotropismo negativo), a necessidade de sentir o corpo envolto por algo (tigmotaxia positiva) e outros sentidos importantes no comportamento do anelídeo.

Para comandá-los, existe uma fusão de corpos dilatados constituídos por células nervosas que atuam como um centro de influência nervosa.   

Dois destacados gânglios localizados na extremidade anterior do corpo da minhoca, logo nos primeiros segmentos, denominados de gânglios cerebrais e, às vezes, de cérebro, simplesmente, se unem a outros da cadeia nervosa, através de dois nervos que envolvem o esôfago. A conformação desta cadeia nervosa ventral, que percorre da boca à cavidade anal da minhoca, se caracteriza pela interligação de numerosos gânglios que faz lembrar uma escada e lhe confere, por isso, a denominação de sistema nervoso ganglionar escalariforme.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.

 

Resposta certa: escada.

Ganhador: Carlos Affonso Moreira Penna.