Portal da Minhoca

Até qual profundidade do solo já se encontrou uma minhoca? -- Um, três ou oito metros?

A profundidade de penetração das minhocas no solo varia de acordo com a espécie, a temperatura, a textura e umidade desse solo. Via de regra, as minhocas geófagas se aprofundam mais que as espécies detritívoras e dentro do primeiro grupo, as espécies dotadas de determinadas particularidades, como a modificação nas cerdas, são favorecidas no deslocamento de camadas mais fundas do solo.

Instintivamente, as minhocas se movimentam horizontalmente para os extratos inferiores do solo em estações do ano mais frias. O tipo de solo influencia na possibilidade de descida das minhocas sendo que a textura argilosa é a que principalmente desfavorece a minhoca de formar galerias mais profundas. A disponibilidade de água, que é mais determinante que o provimento de alimento, determina a posição das minhocas no solo: enquanto as camadas superficiais estiverem mais ressequidas, o aprofundamento do oligoqueta será mais intenso.

Em condições normais, as milhares de espécies de minhocas habitam predominantemente o extrato superficial de até trinta centímetros de profundidade, mas, ao sul da Rússia, em 1982, encontraram-se exemplares da espécie Octolasium mariupoliensis a oito metros da superfície do solo.

 

Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX.

 

Resposta certa: Oito metros.

Ganhadora: Simone Quadri Santi.