A proliferação intensiva de plantas aquáticas na maior extensão natural de água cercadas do México, o Lago Chapala, acarretou nos danos típicos de toda disseminação intensiva de vegetais palustres. Atualmente, com o auxílio de quatro colheitadeiras mecânicas, estima-se que mil toneladas da espécie Ora hyacintha são removidas todo mês, gerando volumes expressivos de lixo orgânico.
Defrontados com o problema, os americanos Mark Rudy Ware e Jack Pfeiffer recorreram à Minhobox por entenderem que minhocultura é uma alternativa rentável e ecologicamente correta de se destinar os grandes montes do vegetal recolhido.
Durante a estada de um dos sócios nas dependências da Minhobox em meados de maio de 2004, Rudy foi capacitado a conduzir o minhocário sob as técnicas de criação em caixas e em colchões plásticos para a produção prioritária de húmus e minhocas para alimentar aves de postura.
O engenheiro agrícola da empresa, Caio Cássius Valente, capacitou o americano a conduzir o minhocário no México sob os sistemas de criação em caixas e em colchões plásticos.
A técnica de tratamento de plantas aquáticas, como as da família Scirtidae, para transformá-las em substrato para minhocas foi repassada pelo zootecnista Afrânio Augusto Guimarães.