Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

PALESTRAS

           O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, freqüentemente percorre o Brasil e países estrangeiros para prelecionar sobre as técnicas de minhocultura da empresa e o desenvolvimento de novos produtos para a atividade. As palestras ministradas em universidades, escolas de ensino médio, órgãos de agricultura, grupos de criadores, feiras e exposições são dirigidas a quem pretende se ingressar na minhocultura e aos admiradores do ramo.

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Palestras/index.ctp, line 52]

Curso de Minhocultura 1.20

  • Curso de Minhocultura 1.20
  • No primeiro evento de 2020, a Minhobox repassa suas novas tecnologias a participantes de nove estados interessados em empreender na minhocultura.

Uma semana antes de se instaurar as medidas nacionais preventivas contra a pandemia do corona vírus, a Minhobox realizou o primeiro Curso de Minhocultura de 2020 em Juiz de Fora, MG.

O primeiro dia do evento, no sábado de 14 de março, aconteceu no Serrano Hotel, na região central da cidade, quando os assuntos teóricos foram repassados aos inscritos provenientes de várias regiões do Brasil.

No domingo, a primeira etapa da parte prática foi dada no mesmo local. À tarde, a turma foi levada para as dependências da Minhobox, onde lhe foi apresentada a minhocultura da empresa, desde o tratamento da matéria-prima até o beneficiamento e embalagem dos produtos da atividade, passando pelos minhocários conduzidos por tecnologias próprias.

 

curso120

 

O zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto, apresentou aos participantes a sua vasta experiência de mais de duas décadas dedicadas ao desenvolvimento de novas técnicas em minhocultura.

 

 

curso120

 

Interessada principalmente em empreender na minhocultura, a platéia presencial e virtual agrupou participantes provenientes de nove estados brasileiros.

 

 

 

curso120

 

Numa parte do curso, o preletor interagiu com os participantes: através de carinhas tristes e felizes de minhocas, os cursistas avaliaram a qualidade de vários substratos em relação a alimento e ambiente para as minhocas.

 

 

curso120

 

Os inscritos no evento vindos de cidades de Minas Gerais, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná, Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul se ladearam para uma foto, no domingo pela manhã.

 

 

curso120

 

Na parte prática, a turma foi dividida em grupo para conhecer as várias espécies de minhocas com potencial para minhocultura, os predadores, uma minhoca dissecada, os produtos da atividade e outros tantos assuntos.

 

 

curso120

 

Um participante mostrou a minhoca-cabelo (Ocnerodrilidae sp), uma espécie detritívora muito fina e comprida com potencial de uso na minhocultura para produzir alimento vivo para aquarismo.

 

 

curso120

 

Já na empresa, a turma aprendeu sobre o revolvimento motorizado das leiras e através de uma enxada: uma das práticas rotineiras imprescindíveis à transformação da matéria-prima num substrato qualificado.

 

 

curso120

 

O novo colchão do sistema industrial de minhocultura em colchões plásticos, o ninho de minhocas, o garfo coletor de minhocas e outros componentes do Minhobed foram apresentados à turma.

 

 

curso120

 

Numa matinha na empresa, o zootecnista Afrânio Augusto explicou como as várias espécies de minhocas são classificadas de acordo com a distribuição preferencial delas nos estratos do solo.

 

 

curso120

 

Através de pulsos elétricos, demonstrou-se como é possível extrair minhocas do solo sem fazer escavações: em poucos minutos dezenas de exemplares da espécie puladeira-havaiana (Amynthas gracilis) subiram à superfície.

 

 

curso120

 

De frente para um Minhotúnel, os participantes observaram o abrigo plástico adaptado pela Minhobox para comportar os minhocários conduzidos sob a tecnologia Minhobed.

 

 

curso120

 

O leitor de QR do celular identificou o colchão e informou a situação em que se encontrava, a data de colheita, a espécie de minhocas que o povoava, a procedência da matéria-prima que o abastecia e outras condições.

 

 

curso120

 

O reciclador biológico de resíduos orgânicos domésticos, o Minholix e o sistema vertical de minhocultura em caixas, o Minhobox Air, foram apresentados como alternativas de reciclagem em menor escala.

 

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Palestras/index.ctp, line 289]
Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 31]

 

 

 

 

Notice (8): Undefined variable: usemob [APP/View/Elements/LojaInterno2.ctp, line 113]