Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Palestra na Embrapa

  • Palestra na Embrapa
  • Zootecnista da Minhobox apresenta o Minhobed como técnica capaz de obter produtos da minhocultura com potencial de mercado.

 Durante os dias 24 a 26 de setembro em Aracaju, a Embrapa Tabuleiros Costeiros sediada na capital sergipana, organizou o "Workshop sobre minhocultura e vermicompostagem; interface com sistemas de produção, meio ambiente e agricultura de base familiar". Com palestrantes de todo o Brasil e da Espanha, o evento teve o objetivo de colaborar para o estabelecimento de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento do meio rural, abrindo espaço para intervenções eficazes e sustentáveis nos sistema produtivos. 

Com atividades no Hotel Quality e na sede da Embrapa, o workshop reuniu numerosos profissionais de agronomia e áreas afins, entre professores, pesquisadores, estudantes universitários de pós-graduação e técnicos agrícolas, além de produtores e empresários do agronegócio, que participaram de palestras, mesas redondas e mini-cursos. 

Na seção do evento ligada à comercialização dos produtos da minhocultura, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, apresentou o Minhobed como técnica capaz de obter produtos incomuns da atividade com potencial de mercado: casulos, farinha de minhocas, minhocas desidratadas, minhocas vivas para peixes de aquário, minhocas vivas para pássaros, dentre outros.

 

        Durante sua preleção, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, destacou a possibilidade de uso na minhocultura de espécies alternativas com potencial de mercado, como a Dichogaster annae,Amynthas gracilis, a Metaphire shmardae e a Perionyx excavatus.
        O pesquisador espanhol da Universidade de Vigo, na Espanha, Dr. Jorge Dominguez Martín, prelecionou sobre o "Estado de arte da minhocultura e vermicompostagem no mundo" e abordou conceitos de biologia e ecologia das espécies de minhocas exploradas comercialmente.
        A pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Adriana Aquino, discorreu sobre o "Cenário atual e futuro da minhocultura e vermicompostagem no Brasil" e contou sobre sua visita aos minhocários e hortas urbanas de Cuba.
        Jorge Ferreira Kusdra, Professor da Universidade do Acre, abordou a "Influência das minhocas nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e no crescimento e produção das plantas"
        O pesquisador da Embrapa Florestas, George Brown, relatou o "Uso de minhocas como bioindicadoras da qualidade do solo em agroecossistemas e sua relação com desenvolvimento de culturas."
        "Utilização da minhocultura e vermicompostagem como estratégias de apoio à sustentabilidade de sistemas de produção de base familiar" foi o tema que o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Gustavo Schiedeck, abordou no evento.
        Na sede da Embrapa, em Aracaju, foram ministrados mini-cursos relacionados à construção de criatórios de baixo custo para agricultura familiar, ao manejo correto de minhocários e às formas de utilização do húmus.
        Num momento de descontração, o zootecnista da Minhobox, Afrânio Augusto Guimarães, posa ladeado pelos pesquisadores Jorge Domínguez Martín, da Universidade de Vigo, e Gustavo Schiedeck, da Embrapa Clima Temperado.

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.