Inscreva-se para receber, toda semana, o Boletim da Minhoca com informações importantes sobre minhocas e minhocultura.

Minhobox | Boletim da Minhoca
x
PORTAL DA MINHOCA
  • Idioma Português
  • Idioma Espanhol
  • Idioma Inglês
Boletim da Minhoca

ATUAÇÕES

           Desde 1993, a Minhobox concentra suas atividades no âmbito da minhocultura, implantando minhocários em vários países, participando de cursos e simpósios na área, associando suas pesquisas com universidades, repassando suas técnicas a estrangeiros, introduzindo novas espécies de minhocas com potencial de exploração, colaborando com publicações do ramo, desenvolvendo novos equipamentos e criando meios eletrônicos de controle zootécnico de seus minhocários.

Capacitação na Votorantim

  • Capacitação na Votorantim
  • Funcionários da Votorantin são capacitados a conduzirem minhocário suprido pelo lixo orgânico juntado no refeitório e jardins da fábrica de metais.

 

        Em meados de maio de 2005, os funcionários do Departamento de Meio Ambiente da Votorantin Metais, na cidade mineira de Três Marias, foram capacitados a revitalizarem e conduzirem um minhocário em caixas.
        Na oportunidade, os técnicos da Minhobox lhes repassaram as instruções para transformarem os resíduos orgânicos produzidos pelo refeitório e os restos vegetais gerados nos jardins da fábrica em substrato para o criatório.
        A preleção abordou também os sistemas tradicionais de criação, o método de minhocultura em colchões, os aspectos biológicos e ecológicos da minhoca e outros temas relevantes sobre o anelídeo.

        Além das orientações do manejo do criatório em caixas, os funcionários da Votorantin receberam lições sobre os aspectos biológicos e ecológicos da minhoca.
        Através do manual da Minhobox, o zootecnista da empresa Afrânio Augusto Guimarães recapitulava com um dos funcionários as instruções de manejo discorridas durante a palestra.
        A capacitação coincidiu com as comemorações da Semana do Meio Ambiente em que os funcionários foram brindados com sacos de húmus produzido por eles.
        A matéria-prima que abastece o minhocário provém da varredura de folhas, da poda de arvoredos e de outros resíduos vegetais gerados pelos jardins que embelezam as vias da fábrica.
        A produção de húmus foi instalada num galpão no setor de meio ambiente que também abriga a compostagem do lixo orgânico juntado no refeitório e jardins da fábrica de metais.
        As cinco baterias do minhocário comportam noventa caixas com capacidade para reciclar cinco metros cúbicos de substrato e gerarem duas toneladas e meia de húmus mensalmente.
        As passagens das minhocas entre caixas e a colheita de húmus são controladas por uma plaqueta que dita o dia do procedimento através de pinos coloridos.
        Parte do húmus produzido pela minhocário é destinada à adubação de mudas ornamentais e florestais que serão plantadas nas dependências da fábrica.

 

  • Imprima esta página.
    Imprima esta página.
  • Envie esta página para alguém.
    Envie esta página para alguém.
  • Envie uma mensagem para a Minhobox.
    Envie uma mensagem para a Minhobox.
  • Deixe seu comentário sobre esta página.
    Deixe seu comentário sobre esta página.
  • Compartilhe esta página no Facebook.
  • Recomende esta página pelo Twitter.
  • Recomende esta página pelo Google+.
Deixe seu comentário sobre esta página.
Enviar
Envie esta página para alguém.
Envie uma mensagem para a Minhobox.