Portal da Minhoca

Minhotúnel

  • Minhotúnel
  • Ao repassar a técnica Minhobed e fornecer criatórios em colchões, a Minhobox dá alternativa durável, econômica e móvel para abrigá-los.

Para apoiar os minhocultores que se ingressavam na minhocultura através da técnica de criação em colchões plásticos, o Minhobed, e que não dispunham de instalação desocupada em suas propriedades para abrigá-la, a Minhobox passou a se dedicar em lhes disponibilizar uma alternativa que se adequasse a essas condições e necessidades: construído com lona, estacas e arcos plásticos, surgiu o Minhotúnel.

A partir de então, a empresa se tornou também fornecedora e montadora do túnel plástico que proporciona bom conforto térmico às minhocas, custa menos do que as coberturas comuns, dura, no mínimo, dez anos e pode ser desmontado e rearmado em local diferente.

Sem a exigência de o piso ser pavimentado, um técnico da empresa especializado na montagem dessa cobertura plástica, constrói durante um a dois dias um Minhotúnel com 108m², capaz de comportar um minhocário de até 18 colchões para produzir mensalmente 6ton de húmus (3 UPH - Unidades de Produção de Húmus) ou 150kg de minhocas e 3 ton de húmus (3 UPM - Unidade de Produção - Minhocas).

Conheça a seguir as características do Minhotúnel: 

        Adaptabilidade: o tamanho do Minhotúnel se adapta perfeitamente às dimensões dos colchões e ainda permite espaço satisfatório às tarefas de rotina, como as práticas de descarregamento de substrato, da transferência das minhocas e da colheita de húmus.
        Economia: se comparado às coberturas convencionais desprovidas de paredes, como galpões cobertos com telhado de fibrocimento ou com telha metálica, o Minhotúnel custa menos. Os preços da lona e dos arcos plásticos são módicos e a mão-de-obra de montagem é reduzida.
        Durabilidade: o Minhotúnel tem excelente resistência às intempéries já que a lona tem proteção contra a radiação ultravioleta. Se instalado próximo de anteparos contra ventos fortes, como cervas vivas, galpões e barrancos, o Minhotúnel mantém sua lona firmemente enterrada ao solo nas laterais e fixada nas extremidades pelos tubos das pontas.
        Temperatura: o conforto térmico propiciado pelo Minhotúnel favorece a melhor atuação das minhocas até nos períodos mais quentes do ano: a ventilação se realiza através das extremidades do Minhotúnel e, por causa da pigmentação da lona plástica, não há a retenção de calor ocasionada nas estufas normais cobertas com filme transparente.
        Manutenção: os cuidados com a conservação do Minhotúnel se resumem em apertos periódicos, se necessários, aos cabos de aço que o mantém estendido fixados aos arcos das extremidades e nas lavagens opcionais por jactos de água com sabão na face externa da lona plástica.
        Mobilidade: constituído por lona, estacas e arcos plásticos acopláveis, o Minhotúnel pode ser facilmente desarmado e levado para um novo local sem os possíveis danos de qualquer desmontagem. A acomodação dos componentes favorece o transporte através de caminhões compridos, somente.